Friday, May 18, 2012

"A Viagem do Elefante" "The Elephant's Journey" - Ornament and Crime.


A Viagem do Elefante. (Sempre acabamos por chegar aonde nos esperam)

Projeto A Viagem do Elefante I
Montagem / Pintura / Escultura / Objetos
S. Pedro do Estoril – Lisboa – Portugal
2012

Depois de “Baseado em Fatos Reais”* (Rio de Janeiro / Lisboa 2011) e “ View Through Trees to a Town”** Londres 2012) realizo um objeto idêntico mas desta vez fora do espaço museológico. (S. Pedro do Estoril 2012)

As peças têm vários pontos em comum mas os objetos “intocáveis” (cadeiras, mesas, candeeiros pintados) voltam aqui a ter a sua função anterior. As paredes e o chão são também “ornamentados” como no espaço museológico. Em ambos os espaços o chão é para ser pisado e as paredes têm ornamentos sobrepostos às pinturas de base (como nas paredes do meu quarto).

Ou seja, não me parece que no final a “peça” não seja muito mais do que uma espécie de regresso à origem dos objetos.

Desfaço e dessacralizo a pintura, a “arte”. Curiosamente volto a um restaurante que é o ponto de partida de Saramago para a escrita do seu livro com o mesmo nome.

Adolf Loos fala de Ornamento e crime num dos textos fundadores do modernismo. É de ornamento que se trata e uso a pintura para esse fim. Não creio que seja criminoso. Desejo fazer viver os meus objetos fora de algo que se assemelhe ao “White Cube”.

No espaço museológico sinto a necessidade de o transformar. Em espaço real desejo apenas surpreender o espetador ao fazê-lo pisar as pinturas, sentar-se, ou mesmo comer sobre elas.

A origem destes objetos terá sido em 2009 no estúdio de Tânger (partilhado com Sofia Aguiar e Yto Barrada) onde comecei a utilizar as paredes e os móveis como suporte de pintura por falta de telas.

0. A origem.
Parto das pinturas das paredes do meu quarto num velho edifício em Lisboa. Era branco quando cheguei mas com o tempo a pintura foi revelando desenhos escondidos que acabei por fazer aparecer aos poucos com uma faca de folha:
Os 4 continentes.
Europa (N)
América (O)
África (S)
Ásia (E)

Em Londres, o Albert Memorial do Hyde Park, tem também a representação dos 4 Continentes. É desta segunda série, talvez ainda mais estereotipada do que a de Lisboa, que parto para a representação no restaurante. O meu desejo é transformar de uma outra forma o “modelo” esquecendo um pouco as receitas “modernistas” que me foram propostas nas escolas (...)

Represento em pintura a representaçãoo dos “clichés realizados para o Albert Memorial onde surgem elefantes para a ásia, camelos para áfrica, bisontes para a américa e uma vaca para a europa juntamente com personagens nativas que representam cada continente. O quinto continente não existe. Imagino que teria um canguru e um aborígene....



O Título:

1. Saramago e D. João III
Parto do título de José Saramago “A Viagem do Elefante” que por sua vez narra o trajeto de um elefante que terá sido oferecido pelo rei de Portugal D João III ao Arquiduque da Áustria e que viajou até lá com o seu cornaca.

2. História e tradição
Orientalismo / História / Ornamento / Crime
Numa inundação em Tânger fico sem os meus livros mais queridos com que viajo. “A Viagem do Elefante / Inside the White Cube / Non Linear History / Animais da Amazónia / Uso esta grande metáfora (grande até na dimensão do paquiderme.
No Benim não há elefantes nas cidades e em Portugal não há fado nas ruas (...)?)

3. Etapas do Projeto Elefante
a. Em Portugal (Estoril) é realizada uma montagem de objetos em espaço real: “A Viagem do Elefante”. Utilizo um espaço a abrir ao publico em restaurante onde peço aos proprietários para me ocupar da sua “ornamentação”. Utilizo pintura a óleo para pintar chão, paredes, móveis, objetos. Faço algo semelhante ao que tenho feito em museus e galerias mas desta vez de uma forma e num local onde os objetos podem ser utilizados, manuseados e pisados.

Últimos Projetos:

1. Residencia artística Rio de Janeiro: “Baseado em Fatos Reais”
2. Exposição Lisboa “Baseado em Fatos Reais”
3. Exposição em Londres “View Through Trees to a Town”.
4. Montagem da peça no Estoril “ A Viagem do Elefante”.

Projeto:
a. O Retorno do Elefante. (Ler sobre o Benin / Sobre os elefantes no Benin / sobre a cultura no Benin / sobre a história de Saramago / Sobre o projeto de S Pedro / Sobre Adolf Loos – Ornament and Crime. / Guerra de África /

Partindo da ideia de Adolf Loos “Ornament and Crime” desejo criar uma sobreposição de objetos e pinturas que ornamentam este espaço.

No Benim exponho imagens deste espaço (fotos, reproduções de pinturas, desenhos a partir do lugar etc). A estes elementos adiciono outras ornamentações no local. Trabalho com artesanato local e com espaços de encontro (que “ornamento”)

- A ideia de pinturas em restaurantes / tascas / barracas – ornamento. A pintura ornamental. O cenário idílico / o espaço intimo e o espaço intimidante.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home